O conceito de responsabilidade social empresarial (Doravante RSE) é bastante amplo. De uma forma geral cada empresa acaba definindo o que é ser socialmente responsável.
Um seguidor de Milton Friedman (Nobel de Economia em 1976) pode alegar que gerar lucros é a melhor maneira de uma empresa ser responsável e cidadã, veremos que RSE vai um pouco além destas coisas. Outra idéia pode ser expressa como empresa cidadã aquela que busca um fortalecimento da comunidade onde esta inserida visando a sua sustentabilidade, ou seja, incorre em custos presentes visando lucros futuros.
Na sua dissertação de mestrado, Ribeiro (2003) apresenta amplo debate sobre a definição de RSE.
São abordadas idéias de ações da firma que atendem a demanda da comunidade por ética e cidadania. Novamente se observa uma vastidão de conceitos, desde a RSE como sinônimo de obrigação legal quanto o repensar de atitudes empresariais presentes que possam ter efeitos indesejados. A idéia sempre presente é de sustentabilidade.
Ribeiro (2003, p. 18) acaba definindo RSE como o compromisso que uma organização deve ter com a sociedade na qual está inserida, compromisso este que pode ser expresso por meio de atos de grande amplitude ou ações em comunidades específicas, sendo estas ações coerentes com seu papel na sociedade e pela prestação de contas a ela.
Outra definição relevante presente no texto de Ribeiro é a de Modenesi (2002, apud Ribeiro 2003) que entende como qualquer atividade que as empresas realizem para atender as comunidades nas áreas de assistência social, alimentação, saúde, educação, meio ambiente e desenvolvimento comunitário, dentre outros. Esta definição exclui as obrigações legais.
A este trabalho parece mais apropriada a definição apresentada por Mollicane (2003) que se baseia na pirâmide de RSE. Nesta definição a RSE é dividida em quatro dimensões – econômica, legal, ética e filantrópica. Como base da pirâmide está a dimensão econômica, em tudo que a empresa faz não pode abrir mão da obtenção dos lucros presentes, estes são o motor da economia capitalista e a recompensa das firmas pelos seus esforços. A Segunda dimensão diz respeito às responsabilidades legais, como o pagamento de impostos e o respeito às leis trabalhistas, por exemplo. A responsabilidade ética é representada como a terceira dimensão, ou seja tudo que vai além da responsabilidade legal, mas que afeta a convivência com fornecedores e clientes.
Por fim, Mollicone apresenta como quarta dimensão a Filantropia empresarial, esta que realmente interessa a este estudo é assim definida:
“A Filantropia empresarial consiste nas ações discricionárias tomadas pela gerência em resposta às expectativas sociais e representam os papeis voluntários que os negócios assumem onde a sociedade não prevê uma expectativa clara e precisa nos outros componentes. [...] Essas atividades são guiados pelo desejo dos negócios em se engajados em papeis sociais não legalmente obrigatórios e que não são expectativas no senso ético, mas se tornando cada vez mais estratégicos”. (Borger, 2001, p. 42 apud Mollicone, 2003 p. 48-49).
Esta idéia é particularmente interessante para este trabalho na medida que demonstra a intenção da firma em se relacionar com Ongs como o SOFIA e em que dimensão isto corresponde a RSE.
França (2005 p. 83) afirma que é uma tendência as parcerias entre firmas e ONGS nas RSEs. Em estudo próprio declara que todas as empresas entrevistadas afirmaram ter parceria com outras organizações para o desenvolvimento de suas ações, o que é confirmado pelo seguinte gráfico apresentado pelo autor:
Fonte: França 2005 p. 8
Na pagina 27 do mesmo trabalho, França 2005 critica a filantropia empresarial (e a RSE como um todo) no que diz respeito ao marketing, ou seja sua relação com o aumento de lucros presentes através de propaganda vinculada com a filantropia.
“É fácil inferir, portanto, que a dimensão marketing da RSE passa a representar um importante elemento de desenvolvimento de negócios, independente de possíveis iniciativas de RSE com propósito social genuíno. Esse poder de marketing tem transformado iniciativas filantrópicas, quando estas apresentavam-se como alternativas morais em um ambiente de troca e busca de lucro, por puras estratégias de desenvolvimento de negócios.” (FRANÇA, 2005, p. 27).
Ainda sobre Marketing, Ribeiro (2003) quando discute Mandanesi (2002, apud RIBEIRO 2003) chega a conclusão que em sua maioria os investimentos sociais são feitos por motivos humanitários (RIBEIRO 2003 p. 41) o que fica claro quando o autor menciona tanto modenesi quanto Ciafone:
“A atuação do setor privado em atividades comunitárias não obedece a lógica de interesse mercantil, mas sim atendimento difuso das principais carências que afetam os pobres brasileiros” (MODENESI, 2002, P. 14 apud ribeiro, 2003, P. 42).
Parece claro que os ganhos em Marketing são secundários. A empresa que pratica a filantropia está interessada em ganhos futuros, ou seja, sustentabilidade. Corroborando temos:
“Em outros países é comum a associação de estratégias de marketing e as ações de responsabilidade social. No Brasil embora existam efeitos para a imagem da empresa nos dois casos, é bom deixar claro que marketing visa lucro e as ações de responsabilidade social estão ligadas ao resgate de uma dívida social.”(RIBEIRO, 2003, p.43)
A filantropia é necessária e se dá em grande parte por parcerias com as ONGS. O papel das empresas é importante para a reparação social devido a características implícitas as atividades das empresas e do capitalismo, como concentração de renda.
O interesse das empresas em filantropia se dá na sustentabilidade de suas atividades, na máxima empresarial de que a empresa é eterna. A RSE se divide em manutenção da atividade econômica (lucro presente), responsabilidade legal, atitudes menos oportunistas, e filantropia empresarial.
METODOLOGIA
Revisão da literatura, utilização de dados secundários, textos críticos e entrevistas com diretores do SOFIA e da ACB. As entrevistas serão elaboradas com base nas idéias levantadas pelos textos críticos e pela revisão da literatura.
quinta-feira, 16 de agosto de 2007
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